O que é a calibração?
A calibração de equipamentos é uma operação que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores e as incertezas de medição entre um instrumento de medição e um Padrão. Por exemplo: Balança (instrumento de medição) e Peso Padrão (padrão de referência). Com a calibração do instrumento de medição, é possível identificar se o mesmo está apto para utilização em um processo de controle, verificando se os resultados apresentados estão dentro de um critério de aceitação.
De maneira simplificada, a calibração é a comparação dos valores de um padrão em relação ao instrumento calibrado em condições específicas, tais como no exemplo de balanças: Temperatura, Umidade, Vibração, Pressão Atmosférica, etc.
Isso assegura a qualidade dos serviços e produtos providos e a precisão e exatidão dos resultados.
Quando realizar cada calibração?
Em geral, quando um equipamento é utilizado em um processo mais crítico, onde é necessário um “olhar” mais atento, a calibração deve estar presente.
Alguns lugares a calibração deverá ser obrigatoriamente realizada, conforme exemplos abaixo:
A calibração será solicitada pela certificadora ISO e também pelos seus clientes já que a calibração é um requisito importante para a obtenção desta certificação.
A calibração também será solicitada em caso de fiscalizações dá Vigilância Sanitária, MAPA e outros órgãos de fiscalização, tendo em vista que os instrumentos de medição das empresas são usados para monitorar a condição de alimentos, determinar as especificações de um determinado produto, sendo assim eles devem estar em sua melhor performance.
Exemplos de dois processos e calibrações diferentes:
As calibrações são realizadas por laboratórios de calibração que podem oferecer serviços acreditados (RBC) ou rastreados (utilizando padrões calibrados em laboratórios acreditados RBC).
O mais importante é que os resultados de uma calibração devem ser apresentados em um documento técnico, usualmente chamado de “certificado de calibração” ou “relatório de calibração”. Sendo assim o conteúdo de um certificado de calibração deve atender ao requisito 5.10: Apresentação de Resultados da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025 – Requisitos para a Competência de Laboratórios de Ensaios e Calibração.
Um certificado deve apresentar diversas informações sobre o procedimento e as condições de calibração. Usualmente é apresentado uma tabela ou um gráfico como resultado de cada ponto medido ao longo da faixa de medição do instrumento, bem como as estimativas do erro ou correção e da incerteza expandida associada ao erro ou correção. Então com as informações apresentadas em um certificado de calibração é possível avaliar o desempenho do instrumento de medição comparando com especificações de uma norma, do fabricante, ou em acordo com a tolerância do processo.
Quem pode executar esse serviço?
A calibração acreditada de instrumentos de medição deve ser realizada por laboratórios ou empresas acreditadas pela Cgcre (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro) conforme exposto acima neste artigo. Já a calibração rastreada pode ser realizada tanto por um laboratório acreditado como por empresas que evidenciam a rastreabilidade das medições e dos seus padrões.
Agora que você já sabe o que é calibração de instrumentos de medição, vale ressaltar a importância de buscar por empresas qualificadas para preservar a integridade de seus equipamentos de trabalho. Isso vai garantir a qualidade e a melhoria dos seus processos e produtos.
Comentarios